Domingo, 28 de Abril de 2024 15:23
(94) 992310757
Economia MERCADO CRESCENTE

Pará entre os maiores produtores de cacau do mundo

Participaram da seleção 222 amostras de grãos de cacau de 52 países

06/11/2023 20h17 Atualizada há 6 meses
Por: Gesiel Teixeira Fonte: DOL
Pará mais uma vez desponta como sendo uma dos maiores produtores de amêndoa de cacau do mundo |
Pará mais uma vez desponta como sendo uma dos maiores produtores de amêndoa de cacau do mundo |

O estado do Pará mais uma vez desponta como sendo um dos maiores produtores de amêndoa de cacau do mundo, sendo o município de Medicilândia, no sudoeste do estado, que de tão importante no cultivo de cacau, produziu aproximadamente 45% da produção total do estado.

Este ano, Robson Brogni e Míriam Federicci Vieira, produtores de cacau, foram selecionados para participar de um evento Cacau e Chocolate de Amsterdam, na Holanda, em fevereiro do próximo ano.

Mercado de cacau está crescendo
???? Mercado de cacau está crescendo |Getty Image

O Cocoa of Excellence é uma plataforma global única que descobre, reúne, promove e recompensa produtores de cacau de excelência. Participaram da seleção 222 amostras de grãos de cacau de 52 países, entre os quais o Brasil. O país selecionou as 50 melhores amêndoas de cacau do planeta.

Esta não é a primeira vez que o Pará é selecionado, ou premiado. Em 2021, o produtor João Evangelista, do assentamento Tuerê, localizado no município de Novo Repartimento, também foi classificado entre as 50 melhores do planeta.

O Cacau de Excelência reúne os principais especialistas em avaliação sensorial e a indústria do chocolate para premiar os produtores.

No Pará, o fruto é uma potência econômica
???? No Pará, o fruto é uma potência econômica |Getty Image

Este é o setor, que vem sendo fomentado por meio do Governo do Estado através do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau). O resultado vem ao final de cada colheita, tanto pela quantidade quanto pela qualidade das amêndoas paraense que ganha cada vez mercado no mundo inteiro.Quanto o assunto é produção de cacau, dados recentes revelam que este é um mercado crescente. Ano passado, segundo dados da Associação das Processadoras de cacau, totalizou 205.782 toneladas em 2002, um aumento de 4,1% em comparação com 2021 onde foram processadas 197.654 toneladas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.