A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (29), a Operação Serras Gerais para desarticular o núcleo financeiro e logístico de uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas. A ação ocorreu de forma simultânea em seis estados, incluindo o Pará, onde foram cumpridos mandados nos municípios de Xinguara e Itaituba.
No estado paraense, a operação resultou na prisão de um piloto em Itaituba e na apreensão de uma aeronave. No total, foram cumpridos três mandados de prisão e três de busca e apreensão no Pará, com foco em estruturas utilizadas para dar suporte logístico ao tráfico.
As investigações começaram em 2024 e apontam que duas grandes facções criminosas movimentaram cerca de R$ 70 milhões em apenas oito meses. Para lavar o dinheiro, os criminosos usavam empresas reais e de fachada incluindo construtoras espalhadas por vários estados.
A operação mobilizou cerca de 200 policiais e resultou no cumprimento de 50 mandados judiciais em Tocantins, Pará, Goiás, Bahia, São Paulo e Maranhão. Também foram executadas medidas de bloqueio e sequestro de bens e valores de 35 pessoas físicas e jurídicas, somando mais de R$ 64 milhões. Entre os bens apreendidos estão fazendas, caminhões, carretas, veículos de luxo, aeronaves e embarcações.
Os envolvidos poderão responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro e associação para o tráfico de drogas. A Operação Serras Gerais é coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Tocantins (FICCO/TO), composta por policiais federais, civis, militares e penais, com apoio do DRACO e BOPE nos estados envolvidos.
(A Notícia Portal com informações do Fato Regional/ Fotos: Polícia federal e Força Integrada de Combate ao Crime Organizado)
Licença Ambiental Licença de Operação para a Oceano Azul Treinamentos e Projetos
Avanços Xinguara ganha nova unidade da Adepará
Cheque Pecuária Em Xinguara, governador Helder fortalece produção sustentável com lançamento do Cheque Pecuária
Xinguara INMET emite alerta amarelo de chuvas intensas para Xinguara e Região até quarta-feira (12)
falta d’água Xinguara decreta estado de calamidade pública por falta d’água
Atraz das Grades Em Xinguara suspeito de matar companheira a facadas é preso Mín. 22° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas