Quarta, 01 de Outubro de 2025 14:12
(94) 992310757
Polícia A ação no Pará

PF apreende submarino de drogas no Pará com destino à Europa

A apreensão é resultado de uma investigação iniciada após a interceptação de cinco homens em águas portuguesas, no início do ano, que utilizavam uma embarcação semelhante para o transporte de drogas.

01/06/2025 15h31
Por: Gesiel Teixeira Fonte: Portal Debate
PF apreende submarino de drogas no Pará com destino à Europa

A Polícia Federal (PF) apreendeu neste sábado (31/05) uma embarcação semi-submersível na Ilha de Marajó, no Pará. O veículo seria utilizado para transportar cocaína à Europa. A apreensão é resultado de uma investigação iniciada após a interceptação de cinco homens em águas portuguesas, no início do ano, que utilizavam uma embarcação semelhante para o transporte de drogas.

Apreensão em Portugal levou à investigação

Em março, autoridades portuguesas apreenderam uma embarcação semi-submersível com quase sete toneladas de drogas. Três dos cinco tripulantes eram brasileiros.

De acordo com a polícia portuguesa, o entorpecente seria transferido para outras embarcações em alto-mar. As investigações revelaram que o “submarino do tráfico” havia sido fabricado na região do Marajó.

Cooperação internacional e operação integrada

A ação no Pará contou com apoio da Força Aérea e da Marinha e foi realizada em conjunto com forças de segurança de outros países.

Houve troca de informações de inteligência entre a PF, a Polícia Nacional da Espanha, a Polícia Judiciária de Portugal e a DEA (Drug Enforcement Administration), agência antidrogas dos Estados Unidos.

Tentativa de diversificação das rotas do tráfico

Segundo a Polícia Federal, essa foi a primeira vez que uma embarcação semi submersível foi apreendida pela corporação. Para os investigadores, o caso evidencia uma tentativa do crime organizado de diversificar as rotas e os métodos de transporte de drogas para o continente europeu.

“A Polícia Federal está atenta a essa evolução nas estratégias criminosas e seguirá atuando de forma incisiva, com aprofundamento das investigações para identificar e responsabilizar todos os envolvidos na fabricação, logística e financiamento desse tipo de operação ilícita”, declarou a instituição.

Casos anteriores no Pará

Apesar de ser a primeira apreensão feita diretamente pela PF, embarcações do tipo já foram localizadas por outras forças de segurança no Pará.

Em fevereiro de 2024, um semissubmersível foi encontrado no município de São Caetano de Odivelas, após pescadores avistarem a estrutura e acionarem a polícia. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.