Em Nova Délhi, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, assinaram neste sábado (21) um acordo de cooperação em minerais críticos e terras raras, insumos estratégicos para a transição energética e para a indústria de alta tecnologia.
O pacto amplia a parceria bilateral em setores como produção de veículos elétricos, painéis solares, smartphones, motores de aeronaves e sistemas de defesa, consolidando um eixo de cooperação em inovação e energia renovável. “Ampliar os investimentos e a cooperação em energias renováveis e minerais críticos está no cerne do acordo pioneiro que assinamos hoje”, afirmou Lula.
Modi destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das cadeias globais de suprimento. “É um passo importante para construir cadeias resilientes”, declarou o primeiro-ministro indiano, ressaltando o papel estratégico da parceria para ambos os países.
O Brasil detém as segundas maiores reservas mundiais de terras raras, enquanto a Índia busca reduzir a dependência da China nesses materiais. Para isso, o governo indiano tem investido na expansão da produção interna, na reciclagem e na diversificação de parceiros comerciais, fortalecendo a segurança de abastecimento.
O acordo também está alinhado com a Aliança Global para Biocombustíveis, iniciativa defendida por Brasil e Índia para ampliar o uso de combustíveis renováveis na agenda climática internacional. Durante o encontro, os líderes discutiram ainda a ampliação das trocas comerciais, com meta de elevar o fluxo bilateral de US$ 15 bilhões em 2025 para US$ 20 bilhões até 2030.
Após a agenda em Nova Délhi, que incluiu participação em uma cúpula global sobre inteligência artificial e homenagem a Mahatma Gandhi, Lula segue para a Coreia do Sul. Em Seul, o presidente brasileiro terá reunião com Lee Jae-myung e participará de um fórum empresarial, dando sequência à agenda internacional.
Governo Servidora Ana Cristina Viana assume comando do INSS
SAÚDE Nova lei amplia acesso a terapias e vacinas contra o câncer no SUS
Governo Governo recorre de liminar que barra imposto na exportação de petróleo
Educação MEC disponibiliza aplicativo gratuito com oito mil livros
CASA PRÓPRIA Banco do Brasil oferece imóveis com até 70% de desconto no Pará
CASO MASTER PF vai investigar tentativa de suicídio de “Sicário” na prisão 
Mín. 20° Máx. 25°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsas