Quinta, 18 de Abril de 2024 23:13
(94) 992310757
Cidades Chuvas

Chuvas já deixaram mais de quatro mil desalojados no Pará

E outras 400 pessoas estão desabrigadas, segundo Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

26/02/2021 14h31
Por: Gesiel Teixeira Fonte: ORM
Além dos desalojados, há 400 pessoas desabrigadas após os estragos causados pelas chuvas (Marcelo Seabra/Agência Pará)
Além dos desalojados, há 400 pessoas desabrigadas após os estragos causados pelas chuvas (Marcelo Seabra/Agência Pará)

Por causa das chuvas, mais de quatro mil pessoas estão desalojadas e outras 400 estão desabrigadas no Pará. Desalojado é quem saiu de casa, mas não necessariamente a perdeu, e não está em abrigo público. A pessoa vai para a casa de um parente ou de um amigo. Já desabrigado é quem perdeu a casa e está em um abrigo público.

 

A pedido da Redação Integrada, esse levantamento foi feito pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e divulgado na noite de quinta-feira (26). As duas instituições explicaram que monitoram, por meio do Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres (S2ID), os seguintes municípios em situação de alerta pelas fortes chuvas e já cadastrados. 

São eles:

Monte Alegre: 30 desalojados. 

Água Azul do Norte: 18 desabrigados. 

Santarém: 30 desalojados; 

Marapanim: 4 desalojados; 

Ipixuna do Pará: 316 desabrigados e 2095 desalojados; 

Eldorado do Carajás: 54 desabrigados e 2009 desalojados; 

Parauapebas: 13 desabrigados e 34 desalojados; 

Bom Jesus do Tocantins: 13 desalojados. Ou seja, são 4.215 desalojados e 401 desabrigados.

Ainda segundo a Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros, estão em processo de cadastro os seguintes municípios: Pau d’Arco, Oriximiná, Redenção, Rondon do Pará, Vitória do Xingu, São Domingos do Araguaia, Novo Progresso, Alenquer, Óbidos e Belém. Os municípios de Cumaru do Norte, São Geraldo do Araguaia e São João de Pirabas estão sendo monitorados pela Defesa Civil Estadual, ainda que não tenham informado suas situações ao sistema de monitoramento.

Além disso, as instituições têm prestado assistência e apoio às famílias atingidas de acordo com suas necessidades, como na criação e organização de abrigos, no levantamento de prejuízos causados, recebimento e distribuição de alimentos e donativos. No município de Ipixuna do Pará, um dos mais afetados pelas chuvas, ao todo foram entregues 850 cestas básicas e serão enviados, nos próximos dias 850 kits de higiene, 3400 kits dormitório, 3400 colchões e 1.700 galões de água (5l).    A diferença do desabrigado para desalojado é uma definição da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.