Quinta, 28 de Março de 2024 09:46
(94) 992310757
Política PRAZOS E FILIAÇÕES

TSE divulga o calendário oficial para as Eleições 2022

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou as datas do primeiro e segundo turno. Serão eleitos presidente, governadores, senadores e deputados

07/01/2022 16h48 Atualizada há 2 anos
609
Por: Gesiel Teixeira Fonte: Agência Brasil
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou as datas do primeiro e segundo turno | Reprodução
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou as datas do primeiro e segundo turno | Reprodução

Com o começo do ano em que haverá eleições, inicia-se uma sucessão de etapas e procedimentos que culminarão na eleição de 2 de outubro, data do primeiro turno, quando milhões de brasileiros devem ir às urnas para a escolha de presidente, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.

Pelo calendário oficial aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o segundo turno ocorre em 30 de outubro, caso nenhum dos candidatos a presidente alcance a maioria absoluta dos votos válidos (excluídos brancos e nulos). O mesmo ocorre nas disputas para o cargo de governador.

Já desde 1º de janeiro, as pesquisas eleitorais precisam ser devidamente registradas junto à Justiça Eleitoral, e os órgãos públicos têm limitadas as despesas com publicidade, por exemplo. Há também restrições quanto à distribuição gratuita de bens e valores aos cidadãos e cidadãs.

A campanha eleitoral com comícios, distribuição de material gráfico, propagandas na internet e caminhadas deverá ocorrer a partir de 16 de agosto. Já as peças publicitárias em horário gratuito de rádio e televisão ficam liberadas entre 26 de agosto e 29 de setembro.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.