'Dia D' de vacinação contra gripe acontece neste sábado  (Foto: Arquivo/Ag. Pará)
(Foto: Arquivo/Ag. Pará)

Neste sábado (04), acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) vai mobilizar a população para uma ação no Centro de Saúde do Marco, situado na Avenida Romulo Maiorana, em Belém. A abertura acontece a partir das 9 horas com a presença do secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame.

Até o momento, menos de 10% da população indicada para se vacinar procurou as Unidades Básicas de Saúde no Pará desde o início da Campanha de Vacinação contra a Gripe, em vigor desde o dia 10 de abril. Para que a meta de 90% seja alcançada, é essencial que as pessoas dos grupos prioritários aproveitem o próximo sábado para se imunizar durante o Dia D.

A ocasião acontece para facilitar o acesso de maior número de pessoas que não dispõem de tempo para ir às Unidades de Saúde durante a semana. É importantes que todos se empenhem a fim que o Pará cumpra essa meta. Durante o dia D, todas as Unidades Básicas de Saúde de todo o Estado funcionarão de 8h às 17 horas.

Assim, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) orienta que poderão se vacinar os que pertencem aos grupos prioritários: crianças com idade entre seis meses e menores de 6 anos; grávidas em qualquer período gestacional; mulheres até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde; povos indígenas; pessoas acima de 60 anos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas de qualquer idade com doenças crônicas, como diabetes e outras condições clínicas especiais; jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, além de profissionais das forças de segurança e salvamento, incluindo policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas). Quem tomou a vacina contra a gripe em 2018, deve tomar novamente este ano.

A campanha vigora até 31 de maio e a meta é vacinar 2.074.497 pessoas ou, no mínimo, 90% desse total, que corresponde a 1.838.439 pessoas. Para isso, o Pará recebeu Mais de 2 milhões de doses da vacina. A vacinação é a principal medida preventiva contra a gripe, porém o Pará não alcançou a meta de 90% entre as crianças menores de cinco anos na Campanha de 2018, sendo, portanto, a prioridade neste ano de 2019.

Já a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), instalará em locais estratégicos de Belém, 312 postos fixos de vacinação, 11 postos fluviais e 42 postos volantes terrestres, totalizando 365 postos distribuídos nos 72 bairros do município, funcionando no horário das 8h às 17h. Nos estandes das praças públicas, no entanto, a vacinação será no horário das 8 às 14 horas.

(Com informações da Agência Pará e Agência Belém)

https://www.xinguaraativa.com.br/wp-content/uploads/2019/05/destaque-593182-dia-d.jpghttps://www.xinguaraativa.com.br/wp-content/uploads/2019/05/destaque-593182-dia-d-150x150.jpgGesiel TeixeiraBrasilDestaquesSaúde'Dia D' de vacinação contra gripe acontece neste sábadoNeste sábado (04), acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) vai mobilizar a população para uma ação no Centro de Saúde do Marco, situado na Avenida Romulo Maiorana, em Belém. A abertura acontece a partir...Notícia com Responsabilidade e Transparência