Com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e trabalhar formas de prevenção, é realizada, durante este mês, em todo o Brasil, a campanha Setembro Amarelo.

Em Xinguara, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, também promove a campanha. Nesta quinta-feira (13), profissionais das secretarias de saúde, assistência social, educação e líderes religiosos, empresas privadas e cooperativas,  participaram na Câmara Municipal de um workshop   sobre os transtornos e o suicídio, sobre a importância de identificar e como realizar abordagem.

“Por meio das atividades nós queremos apresentar as formas de prevenção ao suicídio. Nesse processo é muito importante que saibamos reconhecer o sofrimento do outro. E nesses encontros nós queremos, principalmente, falar sobre a assistência que a Prefeitura oferece para que a pessoa possa se sentir acolhida”, explica a secretária de Saúde, Janaina Pereira.

A coordenadora do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Daniela Noleto falou da importância do auxílio de familiares e da comunidade na identificação de novos casos, para que sejam direcionados aos profissionais capacitados a realizar um acompanhamento.

O secretário de Educação, Vilmones da Silva, esteve presente e lembrou que a equipe da educação também está atenta nas escolas para orientar e identificar possíveis casos.

Ao final do evento, foi montado toda a estratégia em rede para trabalhar o tema na comunidade, juntamente com as escolas, unidades de saúde e NASF. Para fortalecer a ação foram entregues  10 mil unidades da cartilha para auxílio do trabalho .

ASCOM

http://www.xinguaraativa.com.br/wp-content/uploads/2018/09/2018-09-13-Cómara-Municipal-Palestra-contra-Suicidio-23-1.jpghttp://www.xinguaraativa.com.br/wp-content/uploads/2018/09/2018-09-13-Cómara-Municipal-Palestra-contra-Suicidio-23-1-150x150.jpgGesiel TeixeiraAtualidadesDestaquesFatoSaúdeXinguaraXinguara realiza Workshop de Prevenção ao Suicídio e Valorização da VidaCom o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e trabalhar formas de prevenção, é realizada, durante este mês, em todo o Brasil, a campanha Setembro Amarelo. Em Xinguara, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, também promove a campanha. Nesta quinta-feira (13), profissionais das...Notícia com Responsabilidade e Transparência