Equipes das secretarias de Saúde e de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Xinguara se deslocaram, nesta sexta-feira, 11, para a região do Projeto Casulo.

O programa Saúde até você, formado por uma equipe de cerca de 15 profissionais, médicos, odontólogos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes, agentes, auxiliares, acontece anualmente e neste ano está com uma novidade, a Unidade Móvel Odontológica. O consultório vem, literalmente, ao paciente trazendo serviços básicos como limpeza, restauração, extrações e encaminha os casos de implante, canal, prótese para o CEO, Centro de Especialidades Odontológicas.

Durante a ação, são feitos, ainda, testes rápidos que identificam HIV, Sífilis e Hepatite B e C, vacinas, aferição de pressão arterial, exames de glicemia e diabete e triagem para as consultas médicas, que também acontecem no local. Uma farmácia fica à disposição para atender aos pacientes.

“Quando o paciente sai da consulta vem aqui na farmácia e a gente entrega o medicamento seguindo o receituário. Os principais medicamentos de atenção básica são fornecidos aqui para facilitar o acesso à população e evitar a interrupção do uso contínuo de medicação”, disse Rosaria Oliveira, farmacêutica da rede municipal.

Agentes de Sáude e de Endemias percorreram o local vistoriando quintais e áreas externas, eliminando focos de mosquito e orientando os moradores.

“Essas ações facilitam nossas vidas, trouxe meus seis filhos, que já foram atendidos pelo dentista e estou aguardando para consultar com o médico. Aqui muita gente nunca fez esses testes rápidos, por exemplo, e estão fazendo. A gente vê pessoas de todas as idades, ótima iniciativa”, contou a lavradora Arine de Sousa.

Esta é a terceira etapa do Saúde até Você 2019, que já esteve na Cruz de Pau, em Água Fria e ainda deve percorrer cerca de 10 regiões do município até o fim deste ano.

“Nosso objetivo é trazer a Saúde à população. Estamos com uma agenda extensa proporcionando acesso às comunidades aos atendimentos que são feitos diariamente nas nossas unidades”, enfatizou a secretária municipal de Saúde de Xinguara, Janaina Pereira.

Nesta sexta, servidores da Assistência Social também montaram um posto de atendimento no Projeto Casulo para emissão de documentos como RG, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista e cadastramento e atualização do Cadastro Único.

A dona Jesuita veio consultar e aproveitou para tirar a segunda via do seu RG. “Vim trazer um exame para mostrar para a médica e acabei tirando a segunda via da minha carteira de identidade. Foi minha salvação, isso aqui, cuido da minha mãe idosa, é muito difícil para eu sair, então aproveitei hoje”, falou Jesuita de Oliveira.

“Estava passando da hora deu fazer meu RG, então aproveitei a oportunidade. Muito bom eles virem até aqui, assim a gente não precisa ir até a cidade de moto ou bicicleta”, acrescentou Lidy Kelly de Carvalho, estudante.

“A secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania atende a população da zona rural quinzenalmente com o CRAS Volante. A emissão de documentos é mais complexa porque tem ligação direta com o Ministério da Justiça e a Polícia Civil e por isso a gente faz um calendário semestral para os distritos. A pedido do prefeito, a partir de agora vamos acompanhar, sempre que possível, as ações do programa Saúde até Você”, ressaltou o secretário de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Xinguara, Gilson de Sousa.

Fonte: PMX

Farmacêutica recebe receituário de paciente. Prefeitura de Xinguara/Ricardo Valente
Moradora busca atendimento para ela e para os filhos.
Secretária de Saúde acompanha programa da pasta.
Lavradora leva exame para médica e solicita segunda via do RG.
Agentes de saúde vistoriam áreas externas das casas da região.
Unidade móvel odontológica faz parte de programa da Saúde.
Secretário de Assistência Social participa de ação no Projeto Casulo.
http://www.xinguaraativa.com.br/wp-content/uploads/2019/10/9b9796e6-11bf-4a41-93d2-d6f148cefa4a-1000x600.jpghttp://www.xinguaraativa.com.br/wp-content/uploads/2019/10/9b9796e6-11bf-4a41-93d2-d6f148cefa4a-1000x600-150x150.jpgGesiel TeixeiraAtualidadesDestaquesXinguaraSecretarias de Saúde e Assistência Social de Xinguara chegam à região de agricultura familiarEquipes das secretarias de Saúde e de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Xinguara se deslocaram, nesta sexta-feira, 11, para a região do Projeto Casulo. O programa Saúde até você, formado por uma equipe de cerca de 15 profissionais, médicos, odontólogos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes, agentes, auxiliares, acontece anualmente e neste...Notícia com Responsabilidade e Transparência