Marcio-Miranda

A primeira pesquisa eleitoral realizada pela Doxa Pesquisa em 2018 aponta que Helder Barbalho (MDB), hoje ministro da Integração Nacional, continua a liderar a corrida ao governo do Estado. O presidente da Assembleia Legislativa (Alepa), Márcio Miranda (DEM), aparece em segundo lugar, seguido de Paulo Rocha (PT), Úrsula Vidal (sem partido) e Sidney Rosa (PSB).

No levantamento estimulado, onde os nomes dos pré-candidatos são sugeridos ao entrevistado, Helder aparece com 33,4% das intenções de votos, enquanto Márcio Miranda tem 13,8%. O senador Paulo Rocha e a jornalista Úrsula Vidal estão tecnicamente empatados, respectivamente com 7,8%, e 7,6%. Sidney Rosa, deputado estadual e pré-candidato do PSB, vem em seguida com 5,2% das intenções de votos dos eleitores paraenses. Votos brancos e nulos somam 18,1% e 14,1% dos eleitores ainda estão indecisos.

Na pesquisa espontânea, quando nenhum nome é apresentado ao eleitor, Helder Barbalho também aparece na frente, com 15,5% dos votos. Márcio Miranda é novamente o segundo colocado, recebendo 5,2% das citações de votos dos entrevistados. Aqui, a novidade é o nome do deputado federal e ex-prefeito de Belém Edmilson Rodrigues (PSOL), que vem em terceiro lugar com 2,4% dos votos, tecnicamente empatado com Paulo Rocha, lembrado por 2,3% dos eleitores pesquisados. O governador Simão Jatene (PSDB), que não pode ser reeleito, é citado por 2,5% dos entrevistados. Úrsula Vidal (2,1%) e Sidney Rosa (1,8%) também tiveram seus nomes lembrados espontaneamente pelos eleitores. Indecisos somam 44,2% e os votos brancos e nulos alcançam 15,3% na manifestação espontânea de voto dos paraenses.

A Doxa Pesquisa simulou três situações diferentes em um hipotético segundo turno na eleição para governador em 2018. No primeiro cenário, foram testados os nomes dos dois pré-candidatos que lideram a corrida. Nessa simulação, Hélder Barbalho teria 47% e venceria Márcio Miranda, que aparece com 21,5% dos votos. Na segunda simulação feita pelo instituto, Hélder também venceria a pré-candidata Úrsula Vidal, por 49,% a 15,4%. Já no caso de uma disputa entre Márcio Miranda e Úrsula Vidal, a terceira simulação feita  visando ao segundo turno, Márcio venceria a eleição com 33,5%. Úrsula teria 21,3% dos votos numa hipotética disputa contra o presidente da Alepa.

Doxa mediu também os votos para o Senado

Os entrevistadores da Doxa quiseram saber também em quem o paraense pretende votar na eleição para senador. O resultado da pesquisa aponta que se a eleição fosse hoje, o atual senador Jader Barbalho (MDB) e o governador Simão Jatene seriam os escolhidos para ocupar as duas cadeiras na representação do Pará no Senado da República. Os dois aparecem tecnicamente empatados, com Jader recebendo 11,8% e Jatene 11,5% das intenções de votos dos paraenses.

Em seguida, aparece o ex-senador Mário Couto (PP), com 7,8%, seguido pelo atual senador Flexa Ribeiro (PSDB), que tem 5,8% dos votos apurados na pesquisa. O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS) tem 5,5%; a vereadora belenense Marinor Brito (PSOL), 5,3%; o vice-governador Zequinha Marinho (PSC), 4,4%; o ex-vice-governador Helenilson Pontes (PSD), 3,1%; e o ex-presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos (PV) aparece com 1,2% das intenções de votos. Os indecisos somam 23,3% e os que tendem a votar nulo ou em branco chegam a 10,5% dos entrevistados.


Pesquisa para senador (Fonte: Doxa Pesquisa)Pesquisa Doxa para presidente da República

A Doxa quis saber ainda como anda o humor dos paraenses quando se trata da eleição para presidente da República. E descobriu que, se a eleição fosse hoje, 34,2% dos paraenses escolheriam novamente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidir o país. Em segundo lugar, aparece o deputado Jair Bolsonaro (PSL), com 23,5% das intenções de votos do eleitorado do Estado. A ex-ministra Marina Silva (Rede) é a terceira colocada, com 9,3%, seguida do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 5,9%. O ex-presidente Fernando Collor (PTC), que recentemente se declarou pré-candidato, tem 1,9% na pesquisa Doxa. O senador Álvaro Dias (PODE) também foi citado por 1,4% dos entrevistados. Votos brancos e nulos somam 11,5% e os indecisos, 7,5%.

Os pesquisadores buscaram entender também o que aconteceria na eleição presidencial, no Pará, caso Lula não possa ser candidato, possibilidade hoje muito forte diante da recente condenação do petista pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).  Nessa hipótese, Jair Bolsonaro passa a liderar a corrida presidencial no Estado, com 32,7%. Na segunda colocação, aparece Marina Silva, com 17,3% das intenções de votos. Geraldo Alckmin vem em seguida, com 8,4%. O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), fica em quarto lugar, com 5,7%. Fernando Collor (2,4%) e Álvaro Dias (1,9%) fecham a lista de presidenciáveis do eleitor paraense no cenário sem Lula. Aqui, os indecisos somam 11,1% e aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto chegam a 19,2%, segundo a Doxa.


Pesquisa para presidente – Sem a participação do ex-presidente Lula (Fonte: Doxa Pesquisa)Dados técnicos da Pesquisa Doxa

A Doxa ouviu 2 mil eleitores em todas as mesorregiões do Pará, entre os dias 15 a 21 de fevereiro de 2018. De acordo com as informações registradas pelo instituto junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer, segundo a Doxa, que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral do Estado.

A pesquisa foi registrada no TRE-PA sob o número de protocolo PA-02222/2018. O estatístico responsável pelo levantamento é Luiz Carlos Ferreira Feitosa (CONRE 9477).

(Imagens: Reprodução. Gráficos: Doxa Pesquisa.)

http://www.xinguaraativa.com.br/wp-content/uploads/2018/02/Marcio-Miranda.jpghttp://www.xinguaraativa.com.br/wp-content/uploads/2018/02/Marcio-Miranda-150x150.jpgGesiel TeixeiraDestaquesParáPolíticaHelder lidera e Márcio Miranda é o segundo,pará,Pesquisa Doxa,politicaA primeira pesquisa eleitoral realizada pela Doxa Pesquisa em 2018 aponta que Helder Barbalho (MDB), hoje ministro da Integração Nacional, continua a liderar a corrida ao governo do Estado. O presidente da Assembleia Legislativa (Alepa), Márcio Miranda (DEM), aparece em segundo lugar, seguido de Paulo Rocha (PT), Úrsula Vidal...Notícia com Responsabilidade e Transparência